Quarto Infantil: Como Organizar e Decorar com Dicas e Ideias Criativas
O quarto infantil é um dos ambientes mais importantes da casa, pois é nele que as crianças passam boa parte do seu tempo, seja para dormir, brincar, estudar ou se divertir. Por isso, ele deve ser um espaço agradável, confortável, seguro e estimulante, que reflita a personalidade, os gostos e as necessidades dos pequenos.
Mas como organizar e decorar o quarto infantil de forma prática, funcional e criativa? Como aproveitar o espaço, escolher os móveis, definir as cores, usar os acessórios, etc.? Como criar um ambiente que seja ao mesmo tempo lúdico, educativo e acolhedor?
Neste artigo, você vai aprender como organizar e decorar o quarto infantil com dicas e ideias criativas, que vão te ajudar a transformar esse espaço em um lugar especial para os seus filhos. Você vai ver que é possível ter um quarto infantil bonito, organizado e divertido, sem precisar gastar muito ou ter muito trabalho. Vamos lá?
Como organizar o quarto infantil
Para organizar o quarto infantil, você vai precisar de alguns itens, como:
– Móveis: são os itens que vão acomodar as roupas, os brinquedos, os livros, os materiais escolares, etc., das crianças. Podem ser armários, cômodas, estantes, prateleiras, nichos, gaveteiros, baús, etc. Escolha móveis que sejam resistentes, que tenham espaço suficiente, e que sejam adequados à altura e ao alcance das crianças.
Veja essa seleção de móveis do Magazine Luiza com preços imperdíveis
– Organizadores: são os itens que vão ajudar a separar, a ordenar e a identificar os objetos das crianças. Podem ser caixas, cestos, baldes, potes, sacolas, etiquetas, etc. Escolha organizadores que sejam leves, que tenham cores, formas ou desenhos que as crianças gostem, e que sejam fáceis de manusear e de limpar.
– Brinquedoteca: é o espaço que vai reservar para as brincadeiras das crianças. Pode ser um canto, um tapete, uma tenda, uma cabana, etc. Escolha um espaço que seja seguro, que tenha iluminação, ventilação e acústica adequadas, e que tenha brinquedos variados, que estimulem a imaginação, a criatividade e o aprendizado das crianças.
Para organizar o quarto infantil, você vai seguir os seguintes passos:
– Faça uma limpeza: retire tudo o que não pertence ao quarto infantil, como roupas, sapatos, objetos, etc., dos adultos ou de outras crianças. Separe o que está em bom estado, o que está quebrado, o que está sujo, o que está fora de uso, etc. Doe, venda ou descarte o que não serve mais, e guarde o que ainda pode ser usado.
– Categorize os objetos: agrupe os objetos das crianças por tipo, por tamanho, por cor, por frequência de uso, etc. Por exemplo, separe os brinquedos por categoria, como bonecas, carrinhos, jogos, etc., ou por tamanho, como grandes, médios, pequenos, etc. Isso vai facilitar na hora de guardar e de encontrar os objetos.
– Distribua os móveis: coloque os móveis nos lugares adequados, de acordo com o espaço disponível, a funcionalidade e a harmonia do ambiente. Por exemplo, coloque o armário perto da porta, a cama perto da janela, a escrivaninha perto da tomada, etc. Deixe um espaço livre para a circulação e para as brincadeiras das crianças.
– Aproveite os organizadores: use os organizadores para guardar os objetos das crianças nos móveis, de forma que fiquem visíveis, acessíveis e protegidos. Por exemplo, use caixas para guardar os brinquedos nas estantes, cestos para guardar as roupas nas cômodas, potes para guardar os lápis nas gavetas, etc.
Use etiquetas para identificar o conteúdo dos organizadores, e ensine as crianças a ler e a respeitar as etiquetas.
– Crie uma brinquedoteca: reserve um espaço para as brincadeiras das crianças, que seja confortável, divertido e inspirador. Por exemplo, coloque um tapete macio no chão, uma tenda colorida no canto, uma lousa na parede, uma caixa de fantasias no baú, etc. Deixe os brinquedos preferidos das crianças nesse espaço, e incentive-as a brincar e a se expressar livremente.
Como decorar o quarto infantil
Para decorar o quarto infantil, você vai precisar de alguns itens, como:
– Cores: são os tons que vão dar vida, personalidade e sensação ao ambiente. Podem ser usadas nas paredes, nos móveis, nos objetos, nos tecidos, etc. Escolha cores que combinem com o estilo, o tema e o gosto das crianças, e que transmitam alegria, tranquilidade, energia, etc.
– Estampas: são os desenhos, os padrões, as formas, etc., que vão dar charme, movimento e contraste ao ambiente. Podem ser usadas nos papéis de parede, nos adesivos, nos quadros, nos tapetes, nas cortinas, nas roupas de cama, etc. Escolha estampas que combinem com as cores, os móveis e os objetos do quarto, e que tenham a ver com as preferências, os hobbies e os sonhos das crianças.
– Acessórios: são os itens que vão dar detalhe, graça e funcionalidade ao ambiente. Podem ser luminárias, abajures, pendentes, almofadas, bichos de pelúcia, bonecos, fotos, livros, etc. Escolha acessórios que sejam úteis, que tenham qualidade, que sejam seguros, e que sejam do agrado das crianças.
Para decorar o quarto infantil:
– Defina um estilo: escolha um estilo que seja adequado à idade, ao gênero e à personalidade das crianças, e que seja coerente com o restante da casa.
Por exemplo, se as crianças são meninas, você pode optar por um estilo romântico, delicado e feminino, com cores claras, flores e rendas. Se as crianças são meninos, você pode optar por um estilo aventureiro, divertido e masculino, com cores fortes, animais e mapas.
– Escolha um tema: escolha um tema que seja do interesse, da paixão e da fantasia das crianças, e que seja criativo, original e educativo. Por exemplo, se as crianças gostam de música, você pode escolher um tema musical, com instrumentos, notas e partituras. Se as crianças gostam de espaço, você pode escolher um tema espacial, com planetas, estrelas e foguetes.
– Aplique as cores que combinem com o estilo, o tema e o gosto das crianças, nas paredes, nos móveis, nos objetos, nos tecidos, etc. Por exemplo, se o estilo é romântico, você pode usar cores como rosa, lilás e branco. Se o tema é musical, você pode usar cores como vermelho, preto e branco.
– Use as estampas: use as estampas que combinem com as cores, os móveis e os objetos do quarto, e que tenham a ver com o tema, o interesse e a fantasia das crianças, nos papéis de parede, nos adesivos, nos quadros, nos tapetes, nas cortinas, nas roupas de cama, etc. Por exemplo, se o tema é espacial, você pode usar estampas de planetas, estrelas e foguetes.
– Coloque os acessórios: coloque os acessórios que sejam úteis, que tenham qualidade, que sejam seguros, e que sejam do agrado das crianças, nas luminárias, abajures, pendentes, almofadas, bichos de pelúcia, bonecos, fotos, livros, etc. Por exemplo, se as crianças gostam de ler, você pode colocar uma luminária na cabeceira da cama, e um livro na mesinha de canto.
O quarto infantil é um dos ambientes mais importantes da casa, pois é nele que as crianças passam boa parte do seu tempo, seja para dormir, brincar, estudar ou se divertir. Por isso, ele deve ser um espaço agradável, confortável, seguro e estimulante, que reflita a personalidade, os gostos e as necessidades dos pequenos.
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha te inspirado a organizar e decorar o quarto infantil. 😊