Sopa para o inverno: 3 Receitas Quentes e Saborosas

O inverno é a estação mais fria do ano, e com ele vem a vontade de comer alimentos mais quentes, reconfortantes e saudáveis. A sopa é uma ótima opção, pois além de serem fáceis de fazer, elas também são nutritivas, saborosas e quentes.

As sopas podem ser feitas com diversos ingredientes, como legumes, verduras, carnes, grãos, queijos, etc., e podem ser temperadas com ervas, especiarias, caldos, etc.

Hoje trouxemos 3 receitas de sopas, que são simples, saudáveis e deliciosas, e que vão te ajudar a aquecer o seu corpo e a sua alma nos dias frios. Você vai ver que é possível fazer sopas de inverno com ingredientes que você tem em casa, ou que são fáceis de encontrar no mercado. Anota aí!

Sopa com mandioquinha e frango

sopa mandioquinha com frango

A sopa com mandioquinha e frango é uma receita cremosa, aconchegante e saborosa, que pode ser servida como prato principal ou como entrada. A mandioquinha é uma fonte de carboidratos, que dão energia e saciedade, e também de vitamina A, que ajuda na visão e na imunidade.

O frango é uma fonte de proteínas, que ajudam na construção e na manutenção dos músculos, e também de vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo e no sistema nervoso.

Para fazer essa deliciosa receita você vai precisar de:

– 500 g de mandioquinha descascada e picada;
– 2 colheres (sopa) de manteiga;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picados;
– 1 litro de caldo de frango;
– 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado;
– Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto;
– Salsinha picada para polvilhar.

Modo de Preparo

– Em uma panela, cozinhe a mandioquinha em água fervente com sal até ficar macia. Escorra e reserve.

– Em outra panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 5 minutos ou até dourar.

– Junte o caldo de frango e deixe ferver. Bata metade dessa mistura no liquidificador com a mandioquinha cozida até formar um creme. Volte o creme para a panela e misture com o restante do caldo.

– Acrescente o frango desfiado e tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.

– Transfira para uma sopeira e polvilhe com salsinha picada. Sirva em seguida ou mantenha aquecida até a hora de servir.

Sopa com lentilha e linguiça

sopa lentilha com linguiça

Essa é uma receita encorpada, aromática e apetitosa, que pode ser servida como prato principal ou como entrada. A lentilha é uma fonte de proteínas vegetais, que ajudam na construção e na manutenção dos músculos, e também de fibras, que melhoram o trânsito intestinal e a sensação de saciedade.

A linguiça é uma fonte de proteínas animais, que também ajudam na construção e na manutenção dos músculos, e também de gorduras, que fornecem energia e sabor.

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de lentilha;
– 4 xícaras (chá) de água;
– 2 folhas de louro;
– 2 colheres (sopa) de óleo;
– 300 g de linguiça calabresa em rodelas;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picados;
– 2 tomates picados;
– Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Modo de Preparo

– Em uma panela, coloque a lentilha, a água e o louro. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até a lentilha ficar macia, mas sem desmanchar. Reserve.

– Em outra panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite a linguiça até dourar. Escorra o excesso de gordura e reserve.

– Na mesma panela, refogue a cebola e o alho por 5 minutos ou até dourar. Junte os tomates e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até formar um molho.

– Junte a lentilha cozida com o caldo e a linguiça frita. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde a gosto. Deixe ferver por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.

– Transfira para uma sopeira e sirva em seguida ou mantenha aquecida até a hora de servir.

Sopa de abóbora e gengibre

sopa de abóbora com gengibre

Já essa sopa é uma receita leve, cremosa e picante, que pode ser servida como prato principal ou como entrada. A abóbora é uma fonte de carboidratos, que dão energia e saciedade, e também de betacaroteno, que é um antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e na proteção da pele.

O gengibre é uma fonte de substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura, e também de substâncias anti-inflamatórias, que aliviam dores e inflamações.

Ingredientes

– 500 g de abóbora descascada e picada;
– 2 colheres (sopa) de azeite;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picados;
– 1 colher (sopa) de gengibre ralado;
– 1 litro de caldo de legumes;
– Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto;
– Creme de leite fresco e cebolinha picada para decorar.

Modo de Preparo

– Em uma panela, cozinhe a abóbora em água fervente com sal até ficar macia. Escorra e reserve.

– Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola, o alho e o gengibre por 5 minutos ou até dourar.

– Junte o caldo de legumes e deixe ferver. Bata metade dessa mistura no liquidificador com a abóbora cozida até formar um creme. Volte o creme para a panela e misture com o restante do caldo.

– Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.

– Transfira para uma sopeira e decore com creme de leite fresco e cebolinha picada. Sirva em seguida ou mantenha aquecida até a hora de servir.

Espero que tenha gostado dessas deliciosas receitas de sopas 😃

Se você é uma amante de sopas assim como eu, te convido a conhecer o Livro Sopa de Vó. São 50 receitas fáceis com gostinho de infância!!!