Ceia de Natal completa, da entrada à sobremesa

O Natal está chegando e é uma das datas mais especiais do ano, que reúne família e amigos em torno de uma mesa farta e saborosa. Mas para preparar uma ceia de Natal completa, é preciso planejamento, organização e criatividade. Afinal, são muitos pratos para escolher, desde a entrada até a sobremesa, passando pelo prato principal e pelos acompanhamentos. 

Para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas sugestões de receitas que vão deixar a sua ceia de Natal ainda mais deliciosa e bonita. Confira!

Entradas

As entradas são os primeiros pratos que são servidos na ceia de Natal, e têm a função de abrir o apetite e dar um gostinho do que vem pela frente. Elas podem ser frias ou quentes, leves ou pesadas, simples ou sofisticadas, dependendo do seu gosto e do seu tempo. Veja algumas ideias de entradas para a sua ceia de Natal:

  • Canapés de salmão defumado: Esses canapés são fáceis de fazer e ficam muito elegantes na mesa. Você só precisa de pão de forma, cream cheese, salmão defumado, dill e limão. 
  • Salada de grão-de-bico com bacalhau: Essa salada é uma ótima opção para quem quer uma entrada nutritiva e saudável. Você vai precisar de grão-de-bico cozido, bacalhau dessalgado e desfiado, cebola, alho, azeite, vinagre, salsa, sal e pimenta. 
  • Torta de palmito: Essa torta é uma delícia e agrada a todos os paladares. Você vai precisar de farinha de trigo, manteiga, ovos, leite, fermento, sal, palmito, creme de leite, queijo ralado, tomate, cebola, alho, azeite, sal, pimenta e orégano. 

Prato principal

O prato principal é o protagonista da ceia de Natal, e costuma ser uma carne assada, como peru, chester, tender, pernil, etc. O prato principal deve ser bem temperado, suculento e macio, e deve combinar com os acompanhamentos. Veja algumas ideias de prato principal:

  • Peru recheado com farofa: O peru é uma das carnes mais tradicionais do Natal, e fica ainda mais gostoso quando recheado com uma farofa caprichada. Você vai precisar de um peru limpo e descongelado, manteiga, vinho branco, sal, pimenta, alho, cebola, sálvia, tomilho, alecrim, louro, bacon, linguiça, pão de forma, ovos, azeitonas, uvas passas, castanhas, salsa, cebolinha e sal.
  • Chester com vinho branco: O chester é um tipo de frango que tem a carne mais macia e suculenta, e fica ótimo quando assado com vinho branco. Você vai precisar de um chester limpo e descongelado, manteiga, vinho branco, sal, pimenta, alho, cebola, cenoura, salsão, louro, tomilho, alecrim e salsa.
  • Tender natalino: O tender é um tipo de presunto que tem a carne mais macia e saborosa, e fica delicioso quando assado com cravo e um molho suculento com frutas. Você vai precisar de um tender bolinha, cravos-da-índia, vinho branco, mel, mostarda, suco de laranja, sal, pimenta, abacaxi, cerejas, damascos e nozes.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos são os pratos que complementam o prato principal, e podem ser salgados ou doces, quentes ou frios, leves ou pesados, dependendo do seu gosto e do seu tempo. Veja algumas ideias de acompanhamentos para a sua ceia de Natal:

  • Arroz à grega: O arroz à grega é um prato simples e colorido, que combina bem com qualquer carne assada. Você vai precisar de arroz cozido, manteiga, cebola, alho, cenoura, pimentão, ervilha, milho, uvas passas, azeitonas, sal, pimenta e salsa. 
  • Farofa de banana: A farofa de banana é um prato saboroso e crocante, que contrasta bem com a carne assada. Você vai precisar de manteiga, cebola, alho, bacon, linguiça, banana, farinha de mandioca, sal, pimenta e salsa. 

Sobremesas

ceia de natal-pave de chocolate

A sobremesa é o “gran finale” que completa uma ceia de Natal, e para muitos o prato mais esperado. Veja algumas ideias:

  • Rabanada: A rabanada é uma sobremesa clássica do Natal, que consiste em fatias de pão embebidas em leite, ovos e açúcar, fritas e polvilhadas com canela. Você vai precisar de pão amanhecido, leite, ovos, açúcar, óleo, canela e leite condensado. 
  • Pavê de chocolate: O pavê de chocolate é uma sobremesa fácil e deliciosa, que combina camadas de biscoito, creme e cobertura de chocolate. Você vai precisar de biscoito maisena, leite, chocolate em pó, manteiga, açúcar, gemas, amido de milho, creme de leite, chocolate meio amargo e raspas de chocolate.
  • Banoffee: O banoffee é uma sobremesa inglesa que conquistou o Brasil, que combina banana, doce de leite e chantilly sobre uma base crocante de biscoito. Você vai precisar de biscoito maisena, manteiga, leite condensado cozido na pressão, bananas, creme de leite fresco, açúcar, canela e chocolate em pó.  Você pode ver a receita completa do Banoffee [aqui].

Como você pode ver, preparar uma ceia de Natal completa não é tão difícil quanto parece, se você seguir algumas dicas e receitas. Você pode escolher entradas, prato principal, acompanhamentos e sobremesas que agradem ao seu paladar e ao dos seus convidados, e que combinem entre si. 

Você pode usar ingredientes que você tem em casa ou que são fáceis de encontrar, e que sejam práticos e rápidos de preparar. Use a sua criatividade e o seu bom gosto para decorar os pratos e a mesa, e criar um clima festivo e aconchegante.

 Seguindo essas dicas, você pode ter uma ceia de Natal deliciosa e bonita, e ainda aproveitar o tempo com a sua família e os seus amigos. E você, o que você costuma fazer na sua ceia de Natal? Compartilhe as suas receitas e as suas tradições nos comentários e até a próxima!