Como cuidar da pele do rosto em casa: 8 dicas simples e eficazes

A pele do rosto é uma das partes mais expostas do nosso corpo, que sofre com as agressões externas, como o sol, a poluição, o vento, o frio, etc. Além disso, a pele do rosto também reflete o nosso estado de saúde, de humor e de bem-estar, podendo apresentar sinais de cansaço, de estresse, de envelhecimento, de acne, de alergia, etc.

Por isso, é muito importante cuidar da pele do rosto em casa, com hábitos simples e eficazes, que podem fazer toda a diferença na sua aparência e na sua autoestima.

 Neste artigo, você vai aprender 8 dicas de como cuidar da pele do rosto em casa, que vão desde a limpeza até a hidratação, passando pela esfoliação, pela tonificação, pela proteção e pela nutrição.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir manter a sua pele do rosto saudável, bonita, macia, luminosa e jovem, sem precisar gastar muito dinheiro ou tempo. Bora lá?

1. Limpe a pele do rosto duas vezes ao dia

A primeira dica de como cuidar da pele do rosto em casa é limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com um produto adequado para o seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa, mista ou normal. A limpeza da pele é essencial para remover as impurezas, as células mortas, o excesso de oleosidade, os resíduos de maquiagem e de poluição, que podem obstruir os poros, causar cravos, espinhas, inflamações e infecções.

Você pode usar um sabonete, um gel, uma espuma, uma loção ou uma água micelar, que são produtos que limpam a pele sem agredi-la ou ressecá-la. Aplique o produto com as mãos limpas, fazendo movimentos circulares e suaves, sem esfregar ou puxar a pele. Depois, você deve enxaguar bem o rosto com água fria ou morna, e secar com uma toalha macia, dando leves batidinhas, sem esfregar.

A limpeza da pele do rosto em casa deve ser feita duas vezes ao dia, de preferência pela manhã, para preparar a pele para receber os outros produtos de cuidado, e à noite, para remover as impurezas acumuladas durante o dia.

Não limpe a pele mais do que duas vezes ao dia, pois isso pode causar o efeito rebote, que é quando a pele produz mais oleosidade para compensar a perda de hidratação.

2. Esfolie uma vez por semana

A segunda dica de como cuidar da pele do rosto em casa é esfoliar a pele uma vez por semana, com um produto específico para o rosto, que tenha partículas finas e delicadas, que não machuquem a pele. A esfoliação da pele é importante para remover as células mortas, que se acumulam na superfície da pele, deixando-a opaca, áspera e sem vida. A esfoliação também ajuda a desobstruir os poros, a prevenir cravos e espinhas, a clarear manchas e a estimular a renovação celular.

Você pode usar um esfoliante pronto, que você encontra em farmácias, lojas de cosméticos ou supermercados, ou um esfoliante caseiro, que você pode fazer com ingredientes naturais, como açúcar, mel, aveia, café, etc. Você deve aplicar o esfoliante com as mãos limpas, fazendo movimentos circulares e suaves, sem esfregar ou puxar a pele. 

Enxague bem o rosto com água fria ou morna, e secar com uma toalha macia, dando leves batidinhas, sem esfregar.

A esfoliação da pele do rosto em casa deve ser feita uma vez por semana, ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade da sua pele. Você não deve esfoliar a pele mais do que uma vez por semana, pois isso pode causar irritação, vermelhidão, sensibilidade e descamação. Você também não deve esfoliar a pele se ela estiver machucada, inflamada ou infectada, pois isso pode piorar o quadro.

3. Tonifique após a limpeza e a esfoliação

pele do rosto

Tonifique a pele após a limpeza e a esfoliação, com um produto adequado para o seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa, mista ou normal. A tonificação da pele é fundamental para equilibrar o pH da pele, que pode ser alterado pelos produtos de limpeza e esfoliação, deixando-a mais ácida ou mais alcalina. 

Ela também ajuda a fechar os poros, a refrescar, a acalmar e a preparar a pele para receber os outros produtos de cuidado.

Para tonificar a pele do rosto em casa, você pode usar um tônico, uma loção, uma água termal ou uma água floral, que são produtos que tonificam a pele sem agredi-la ou ressecá-la. Aplique o produto com um algodão, passando suavemente pelo rosto, sem esfregar ou puxar a pele. 

4. Hidrate a pele do rosto duas vezes ao dia

A quarta dica de como cuidar da pele do rosto em casa é hidratar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com um produto adequado para o seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa, mista ou normal. A hidratação da pele é essencial para repor a água e os nutrientes que a pele perde ao longo do dia, por causa do sol, do vento, do frio, da poluição, etc. 

A hidratação também ajuda a manter a elasticidade, a maciez, o brilho e a jovialidade da pele, prevenindo rugas, linhas de expressão, flacidez e ressecamento.

Use um hidratante, um creme, um gel, uma loção ou um sérum, que são produtos que hidratam a pele sem agredi-la ou ressecá-la. Aplique o produto com as mãos limpas, espalhando bem pelo rosto, sem esfregar ou puxar a pele. 

A hidratação da pele do rosto em casa deve ser feita duas vezes ao dia, de preferência pela manhã, antes de aplicar o protetor solar e a maquiagem, e à noite, após remover a maquiagem e limpar a pele.  

5. Proteja a pele do rosto dos raios solares

Proteja sua pele dos raios solares que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelas manchas, pelas queimaduras e pelo câncer de pele. A proteção solar é indispensável para manter a pele do rosto saudável, bonita e segura, evitando os danos causados pelos raios UVA e UVB.

Você deve usar um protetor solar adequado para o seu tipo de pele, seja ele em creme, gel, loção ou spray, que tenha um fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30. Aplique o protetor solar com as mãos limpas, espalhando bem pelo rosto, sem esquecer das áreas mais sensíveis, como o nariz, as orelhas, os lábios e o pescoço.

 Você deve reaplicar o protetor solar a cada duas horas, ou sempre que suar, nadar ou se secar com uma toalha.

A proteção solar da pele do rosto em casa deve ser feita todos os dias, mesmo nos dias nublados, chuvosos ou frios, pois os raios solares podem atravessar as nuvens e atingir a pele. Você deve proteger a pele do rosto dos raios solares principalmente entre as 10h e as 16h, que é o período de maior incidência e intensidade dos raios.

 Você também deve complementar a proteção solar com o uso de barreiras físicas, como chapéus, bonés, óculos de sol, etc.

 

6. Remova a maquiagem antes de dormir

Outra dica de como cuidar da pele do rosto em casa é remover a maquiagem antes de dormir, com um produto específico para a remoção de maquiagem, que seja suave e eficaz, que não irrite ou resseque a pele. A remoção da maquiagem é importante para evitar que os resíduos de maquiagem obstruam os poros, causando cravos, espinhas, inflamações e infecções. 

A remoção da maquiagem também ajuda a deixar a pele respirar, se regenerar e se recuperar durante a noite.

Use um demaquilante, um lenço umedecido, um óleo, um sabonete ou uma água micelar, que são produtos que removem a maquiagem sem agredi-la ou ressecá-la.

Aplique o produto com um algodão, passando suavemente pelo rosto, sem esfregar ou puxar a pele. Remova toda a maquiagem, inclusive a dos olhos e dos lábios, que são áreas mais delicadas e que podem acumular mais resíduos. Você deve enxaguar bem o rosto com água fria ou morna, e secar com uma toalha macia, dando leves batidinhas, sem esfregar.

A remoção da maquiagem do rosto em casa deve ser feita todas as noites, antes de dormir, mesmo que você tenha usado pouca ou nenhuma maquiagem durante o dia. Evite dormir de maquiagem, pois isso pode prejudicar a saúde e a beleza da sua pele, causando problemas como oleosidade, acne, alergia, envelhecimento, etc.

7. Faça uma máscara facial uma vez por semana

como cuidar da pele do rosto em casa-mascara facial

Você também pode fazer uma máscara facial uma vez por semana, com um produto específico para o rosto, que tenha ingredientes que beneficiem a sua pele, seja ela seca, oleosa, mista ou normal. Ela é um tratamento que ajuda a hidratar, a nutrir, a iluminar, a clarear, a firmar, a acalmar, a purificar e a rejuvenescer a pele, dependendo da sua composição e da sua finalidade.

Você pode usar uma máscara pronta, que você encontra em farmácias, lojas de cosméticos ou supermercados, ou uma máscara caseira, que você pode fazer com ingredientes naturais, como mel, iogurte, abacate, argila, café, etc. Aplique a máscara com as mãos limpas, espalhando bem pelo rosto, evitando a área dos olhos e da boca. 

Deixe a máscara agir pelo tempo indicado na embalagem ou na receita, que pode variar de 10 a 30 minutos. Enxágüe o rosto com água fria ou morna, e secar com uma toalha macia, dando leves batidinhas, sem esfregar.

A máscara facial em casa deve ser feita uma vez por semana, ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade da sua pele. Você não deve fazer a máscara facial mais do que uma vez por semana, pois isso pode causar irritação, vermelhidão, sensibilidade e descamação. 

Não faça a máscara facial se a sua pele estiver machucada, inflamada ou infectada, pois isso pode piorar o quadro.

8. Durma bem e evite o estresse

A última dica de como cuidar da pele do rosto em casa é dormir bem e evitar o estresse, que são hábitos que influenciam diretamente na saúde e na beleza da pele. O sono é essencial para a regeneração, a recuperação e a renovação da pele, que acontecem principalmente durante a noite, quando o organismo libera hormônios e substâncias que favorecem esses processos. 

Ele também ajuda a relaxar, a aliviar as tensões e a prevenir as olheiras, as bolsas e as rugas.

O estresse é um dos maiores inimigos da pele, pois ele pode causar alterações hormonais, inflamatórias e imunológicas, que podem prejudicar a saúde e a beleza da pele. O estresse também pode causar problemas como acne, dermatite, psoríase, rosácea, herpes, etc. Além disso, o estresse pode levar a hábitos nocivos para a pele, como fumar, beber, comer mal, roer as unhas, coçar o rosto, etc.

Por isso, é muito importante dormir bem e evitar o estresse, para manter a pele do rosto saudável, bonita e feliz. A recomendação é que você durma pelo menos 8 horas por noite, em um ambiente escuro, silencioso e confortável, seguindo uma rotina regular de sono. Você também deve evitar o estresse, buscando atividades que te relaxem, te divirtam e te façam bem, como meditar, ler, ouvir música, fazer exercícios, passear, etc.

Cuidar da pele do rosto em casa é possível, simples e eficaz, se você seguir algumas dicas que podem fazer toda a diferença na sua aparência e na sua autoestima.
Confira outras dicas de beleza exclusivas do nosso Blog 😊
 
Seguindo essas dicas, você vai conseguir manter a sua pele do rosto saudável, bonita, macia, luminosa e jovem, sem precisar gastar muito dinheiro ou tempo.