11 Dicas de Cabelo para o Verão: Como Proteger e Hidratar os Fios

1. Evite o secador, a chapinha e o babyliss
Mas não se esqueça: sempre com proteção! Use um leave-in com fator de proteção solar (FPS) para evitar que os raios UV prejudiquem os fios. Você também pode usar um óleo capilar com FPS, que além de proteger, ajuda a hidratar e a dar brilho aos cabelos.
2. Cuidado ao pentear os cabelos
Outra dica de cabelo para o verão é ter cuidado ao pentear os cabelos, principalmente quando eles estiverem molhados. Os fios ficam mais elásticos e sensíveis quando estão úmidos, podendo se romper com mais facilidade. Evite escovar os cabelos logo após o banho ou o mergulho, e espere que eles sequem um pouco antes.
3. Use barreiras físicas contra o sol

A terceira dica de cabelo para o verão é usar barreiras físicas contra o sol, como chapéus, bonés, lenços e turbantes. Esses acessórios, além de serem superestilosos, ajudam a proteger os cabelos e o couro cabeludo dos raios solares, que podem causar ressecamento, queimaduras, descamação e até câncer de pele.
Você pode usar essas barreiras físicas sempre que for se expor ao sol por muito tempo, como na praia, na piscina, no parque ou na rua.
Mas atenção: eles não dispensam o uso de um produto com FPS, que deve ser aplicado antes de colocar o acessório. Assim, você garante uma proteção dupla para os seus cabelos e a sua saúde.
4. Não prenda os cabelos molhados
A quarta dica de cabelo para o verão é não prender os cabelos molhados, seja com elásticos, grampos, presilhas ou tiaras. Quando os fios estão úmidos, eles ficam mais vulneráveis à quebra, ao frizz e à proliferação de fungos e bactérias, que podem causar caspa, coceira e até infecções no couro cabeludo.
Evite prender os cabelos logo após o banho ou o mergulho, e deixe que eles sequem completamente antes de fazer qualquer penteado.
Se você quiser prender os cabelos para se refrescar ou para mudar o visual, use acessórios que sejam macios, flexíveis e que não apertem ou machuquem os fios.
5. Evite fazer descoloração ou coloração
A quinta dica de cabelo para o verão é evitar fazer descoloração ou coloração, que são processos químicos que alteram a cor dos fios. Esses processos podem danificar a estrutura dos cabelos, deixando-os mais porosos, ressecados e quebradiços.
Além disso, eles podem interferir na reação dos fios com o sol, o sal e o cloro, causando alterações indesejadas na cor.
6. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo
Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo, seja ele liso, ondulado, cacheado, crespo, fino, grosso, oleoso, seco, misto ou normal.
7. Faça um cronograma capilar

A sétima dica de cabelo para o verão é fazer um cronograma capilar, que são tratamentos que repõem os nutrientes essenciais para a saúde e a beleza dos fios.
A hidratação é o tratamento que repõe a água nos fios, evitando o ressecamento, a aspereza e a perda de brilho. A nutrição é o tratamento que repõe os lipídios nos fios, evitando o frizz, a quebra e a perda de definição.
A reconstrução é o tratamento que repõe as proteínas nos fios, evitando a porosidade, a elasticidade excessiva e a perda de resistência.
- Hidratantes: glicerina, aloe vera, pantenol, extratos vegetais, etc.
- Nutritivos: óleo de coco, óleo de argan, manteiga de karité, ceramidas, etc.
- Reconstrutores: queratina, colágeno, aminoácidos, proteína do trigo, etc.
- Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
- Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução
- Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
- Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução
Você também pode usar uma touca térmica ou uma toalha quente para potencializar o efeito dos tratamentos.
8. Corte as pontas regularmente
As pontas dos cabelos são as partes mais antigas, que sofrem mais com os danos causados pelo sol, pelo sal, pelo cloro, pelo calor, pela poluição, pela química, etc. Por isso, elas tendem a ficar mais ressecadas, quebradiças, duplas e sem vida.
9. Lave os cabelos com água fria ou morna
